15 de outubro de 2010

O brincar

A prática de atividades lúdica é fundamental para o desenvolvimento afetivo e socializador.

O brincar desenvolve a criatividade, a aprendizagem, a imaginação, constrói relações com os colegas, traz fatos de seu cotidiano, elabora regras de organização.
Segundo Piaget:

O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (1976, p.160).

Dispor de atividades lúdicas possibilita que criança desenvolva sua identidade e sua autonomia.


Dar liberdade para a criança se expressar, ser espontânea, é a melhor forma de aprendizagem, as coisas fluem naturalmente.


O papel do professor não é o de simples transmissor de conhecimento, mas o de “facilitador”, para que este conhecimento seja construído no sentido de despertar sentimentos de segurança, capacidade e confiança, desenvolvendo assim no aluno sua autonomia.


As atividades desta semana contribuíram no sentido de oportunizar as crianças vivências positivas de socialização, exercitar a afetividade, a cooperação, a imaginação e criatividade dentro de um ambiente saudável.

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