24 de outubro de 2010

A Reflexão

Levando em consideração todos os acontecimentos e durante este período do estágio, penso que o diálogo é fundamental para o processo da construção, das trocas, no desenvolvimento do conhecimento e principalmente para que isso aconteça, preciso ser reflexiva.

Perrenoud afirma:
A autonomia e a responsabilidade de um profissional dependem de uma grande capacidade de refletir em e sobre sua ação. Essa capacidade está no âmago do desenvolvimento permanente, em função da experiência de competências e dos saberes profissionais. Por isso, a figura do profissional reflexivo está no cerne do exercício de uma profissão, pelo menos quando a consideramos sob o ângulo da especialização e da inteligência no trabalho. (2002, p.13)


Hoje vejo que antes não refletia sobre a minha prática e toda a complexidade que se apresentava diariamente. Ficava mais preocupada em saber se o que um determinado autor tinha escrito se aplicava a situação vivida naquele momento. Não conseguia avaliar-me, principalmente identificar onde e o que teria que alterar em meu planejamento.

Acredito que minhas reflexões em sala de aula durante as atividades, pois hoje vejo que é impossível se desligar deste ato, me fazem ficar atenta a detalhes antes não percebidos. Por exemplo, pensava que para ter a atenção deles e explicar alguma coisa, era necessário silêncio total. Dificilmente peço para ficarem calados. Eles não se sentem intimidados e participam espontaneamente, sentem-se valorizados por fazerem parte de um todo por terem suas opiniões respeitadas.

São durante essas conversas, esses diálogos paralelos que surgem as trocas e a produção dos saberes. Nesse sentido, no instante em que praticamos alguma coisa a aprendizagem se processa, quando trocamos nosso conhecimento com alguém, através de estímulos recebidos a uma determinada “situação” e influenciado pela busca deste conhecimento seja de fatores internos ou externos ao seu cotidiano, toda informação adquirida, a vivência, as experiências, isso facilitará as trocas e oportunizará ao aluno a construção da auto-estima e da autonomia, contribuindo de forma significativa em sua formação pessoal e social.

Referências:

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002.


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