31 de outubro de 2010

Os Conflitos Existenciais

A mistura da realidade e da fantasia suscita questões importantes como os valores de relacionamentos, natureza, família, tolerância, sentimentos, sabedoria, respeito, diferenças, determinação, companheirismo, imaginação x realidade contidos nas histórias, esses são absorvidos pelas crianças e ajudam a enfrentar seus conflitos existenciais e a lidar com esses medos, mostrando como resolver seus problemas e a compreender as coisas ao seu redor.

Tânia Fortuna afirma que,

a criança, ao dar um nome e uma etiqueta aos próprios medos, de modo a exprimi-los de viva voz, a poder declará-los abertamente e a ter certeza de que os outros poderão aceitá-los e compreendê-los, ela realiza uma sofisticada operação mental em que fala consigo mesma e com os outros de uma sensação que, de outro modo, seria inexprimível. Ao mesmo tempo, circunscreve o âmbito e os limites daquilo que assusta, prepara o processo de redução e, finalmente, de extinção dos medos, capacitando-se, com o tempo, a superá-los. (2004, p. 190)

A utilização das histórias infantis e os contos de fadas facilitam a compreensão do comportamento, as verdades e realidades que estão subentendidas nas histórias. Estes simbolismos contribuirão para a construção uma personalidade sadia de forma significativa para sua formação social.

Podemos usar as histórias infantis para falarmos dos preconceitos, alguns deles como a questão de ser gordo e não aceitar-se.

Muitas vezes não nos aceitamos como somos. E estas atitudes geram problemas afetivos. A desmistificação da questão que por ser gordo não quer dizer que seja uma pessoa malvada e feia e o contrário também.

Dessa forma, através do imaginário, a criança consegue identificar e compreender seu lugar nos grupos que participa, aprende a respeitar regras básicas de convívio social e a diversidade que a compõe, contribuindo de forma significativa para sua formação pessoal e autonomia.


Referências:

FORTUNA, T. R. 2004. Brincar, viver e aprender: educação e ludicidade no hospital. Ciências e Letras-Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Porto Alegre, n. 35, Jan/Jun, p. 185-201.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

está excelente a tua reflexão sobre a teoria. Seria ótimo se tu pudesse ilustrar com alguns exemplos de como isso está se refletindo na tua prática.
Fica o convite para que complementes e nos brinde com algumas evidências sobre as possibilidades exploradas a partir do uso da literatura como possibilidade para elaborar os sentimentos, as diferenças, a natureza, etc.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie