3 de outubro de 2010

No Estágio

O sentido de formação profissional implica em entender a aprendizagem interdisciplinar como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evoluções, avanços e concretizações. Requer redimensionamento dos conceitos que alicerçam tal possibilidade na busca na compreensão de novas idéias e valores.
Saber identificar os conhecimentos que a criança já possui e desenvolver a construção de novos conhecimentos, sabendo quais os percursos que serão necessários para tanto, são as principais habilidades que um professor precisa possuir.
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"A Educação Infantil cuida das relações entre vínculos afetivos, compartilhamentos, interações entre as crianças pequenas, que precisam ser atendidas e compreendidas em suas especificidades, dando-lhes a oportunidade de ser criança e de viver essa faixa etária como criança. Por que diminuir esse tempo e forçar uma entrada prematura na escolaridade formal? Não há ganhos nesse apressamento e, sim, perdas, muitas vezes irrecuperáveis: perda do seu espaço infantil e das experiências próprias e necessárias nessa idade.” Parecer CNE/CEB nº 39/2006, aprovado em 8 de agosto de 2006

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A principal atividade da criança até os seis anos é o brinquedo: é nele e por meio dele que ela vai se constituindo. Não se deve impor a seriedade e o rigor de horários de atividade de ensino para essa faixa etária. O trabalho com a criança até os seis anos de idade não é informado pelo escolar, mas um espaço de convivência específica no qual o lúdico é o central.
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Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Rosana,

nessa postagem ficou muito difícil identificar o que era a tua reflexão e o que era parte do parecer...tudo porque faltaram as aspas no início do segundo parágrafo. Considerando o tamanho da citação sugiro que edites a postagem e tragas mais elementos da tua realidade para construir o teu argumento, ok? Por exemplo, como este parecer se integra ao teu planejamento? Voltarei em breve para continuarmos dialogando sobre o lúdico na tua prática docente, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie