30 de setembro de 2010

Reflexões

Durante todos os dias, na execução das atividades propostas, para que os alunos participassem de forma efetiva e a produção fosse satisfatória, usei várias estratégias, repensei algumas atividades, alterei planejamentos, mas o principalmente fiz o uso do diálogo, da interação, com objetivo de construir uma relação de harmonia e bem-estar.
.
De um modo geral, vou condicionar que a rotatividade dos alunos durante esta semana, se deve as condições climáticas (chuvas), considero muito produtiva e satisfatória. Não fiz um planejamento esperando uma reprodução fiel do que foi transmitido ou “ensinado” e avaliar se os objetivos foram alcançados. Fiz numa perspectiva de me avaliar e verificar se os métodos e técnicas utilizadas contribuirão para a construção do conhecimento, da identidade e da autonomia do aluno. Levei em conta ao fazer o planejamento, oferecer um espaço onde a criança se sinta valorizada, respeitada em seus desejos e expectativas, levando em conta sua diversidade social e cultural. Principalmente a realidade e o meio em que vive.
.
Segundo Lino de Macedo (1998),

“para uma criança, a vida é ainda mais frágil e complexa que para um adulto. Assim sendo o esforço adaptativo se resume a uma necessidade vital que a criança tem, e lhe é solicitada pela sociedade, que consiste em aprender para poder sobreviver. Durante esse processo, a criança utiliza jogos e brincadeiras, não importando a estrutura de ambos. Estes são uma espécie de folga no esforço adaptativo.”
.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Rosana,

nessa postagem tu menciona as mudanças nas estratégias, atividades e planejamentos, mas não explicita que mudanças foram estas e como elas se integraram ao uso do diálogo e na promoção da interação. Procure deixar isso mais claro através de um comentário que complemente o que estás afirmando, ok?
Também vou aproveitar para reforçar meu comentário anterior, sobre as citações:
1) qual a página de onde essa citação foi copiada?;
2) como tu interpreta a citação do Lino de Macedo?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie