3 de junho de 2010

Contação de Histórias e Brinquedos

As crianças adoram histórias e é claro brinquedos. Vamos aproveitar e soltar a imaginação!
Contar histórias "é também suscitar o imaginário e ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões (como as personagens fizeram...) É a possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos - dum jeito ou de outro - através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (o não) pelas personagens de cada história cada um a seu modo)... -Fanny Abramovich
Através da utilização de histórias, temos a oportunidade de representar cenas do cotidiano dos alunos.. O uso desse instrumento ajuda a criança a aprender como se relacionar de forma amigável, reconhecer e falar sobre diferentes sentimentos, lidar com a verdade e com a mentira, com a ira e com a dor, com o medo e atristeza e como se expressarem, o que lhes agrada e o que desagrada.
"Quando uma criança escuta, a história que se lhe conta penetra nela simplesmente, como história. Mas existe uma orelha que conserva a significação do conto e o revela muito mais tarde". Louis Paswels
É importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados, devem ser retomados e valorizados no sentido da construção da aprendizagem e do conhecimento. Sejam através de histórias ou das brincadeiras e brinquedos.
Além de proporcionar prazer e diversão, o jogo provoca o pensamento reflexivo na criança. fazendo com que ela se desenvolva social, cognitiva e afetivamente.
Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico...Rosalina G. Ferreira
Estas atividades criam possibilidades para a construção da afetividade, cooperação, autonomia, favorecendo a recepção de informações, de modo espontâneo e a apropriação das mesmas , de forma simples e eficiente.
Quando se brinca, se exercita as potencialidades, provoca o funcionamento do pensamento.

4 comentários:

Roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está ótima esta postagem, onde destacas a importância da contação de histórias no trabalho de educação infantil, trazendo os autores e fundamentando os teus argumentos. Neste texto relacionas com a ludicidade e os brinquedos. Tens alguma história específica que pretendes trabalhar com os alunos? Poderias nos brindar, no futuro, com os registros construídos a partir da aplicação prática destas "certezas". Voltarei em breve para acompanhar as tuas reflexões.
Grande beijo e votos de um excelente trabalho!
Profa. Nádie

ROSANA SANTOS disse...

Oi Nádie,
pretendo (re)fazer o estágio usando histórias infantis.
Fiquei muito feliz quando soube que estaria nos acompanhando novamente. Apesar de não ter me manifestado antes, quero te dizer que senti muito a tua falta. Agradeço o carinho.
Um abraço,
Rosana

Nadie Christina disse...

Oi Rosana,

fiquei muito feliz em receber o teu comentário. Este semestre estarei bem pertinho e gostaria de saber mais sobre o que vais desenvolver no estágio. Acho que ainda não tenho acesso ao teu wiki de estágio. Ficarei aguardando para saber mais sobre a tua arquitetura pedagógica. Numa próxima postagem tu poderias falar mais sobre o papel das histórias infantis na tua proposta.
Um grande beijo e votos de sucesso no estágio!!! Conte comigo!
Profa. Nádie