28 de maio de 2010

Desenvolvimento Moral

A capacidade que a criança tem utilizar os recursos pessoais disponíveis no momento, formar uma auto-imagem, através deste conhecimento desenvolver a criticidade, a auto-avaliação disposta a tranformar-se a si mesmo através de reflexões profundas, são elementos constitutivos e fundamentais na construção da identidade e da autonomia.
'
Nesse sentido, a escola exerce uma função muito importante e significativa na formação moral da criança, preparando-o para a vida social, formando cidadãos cientes de seus atos, conscientes de seus deveres e direitos, ligada a particicpação efetiva dos pais no processo educacional. Concepções como "trabalho" e "familia", estruturam muitos dos valores que nos acompanham e configuram ao longo de nossas vidas.
'
Para tanto, valores sociais devem ser cultivados a aprtir de reflexões e referências mais profundas.
'
Para Piaget, a educação moral ou educação de valores não poderia jamais se dar na forma de im posição de valores, por melhor que estes fossem, nem deixada a livere escolha de cada um.
'
Piaget (1996) argumernta que na moral os meios usados no ensino são tão fundamentais quanto os fins. Se quisermos educar para a autonomia, não é possível obtê-la por coação.
'
Assim, a formação moral de alunos e/ou professores passa, obrigatoriamente, pelo exercício da construção de valores, regras e normas, pelos próprios entre si e nas situações em que sejam possíveis relações de trocas intensas, troca de necessidades, aspirações, pontos de vistas diversos, enfim, quanto maiores e mais diversas forem as possibilidades de trocas entre as pessoas, mais ampla poderá ser o exercício da reciprocidade.
'

Um comentário:

Roberta disse...

Rosana!!

É na escola que a criança irá desenvolver muitas habilidades. É nosso papel de professor auxiliar nossos alunos nesse momento.

Abraços
Roberta