8 de janeiro de 2008

Ludicidade e Teatro

Através do teatro e do lúdico, são desenvolvidos conhecimentos de atenção, observação, coordenação motora, postura, a se relacionar socialmente, enfim, uma infinidade de aprendizagens, só que de uma forma mais livre, sem pressões.
Esta interdisciplina me mostrou que a partir de uma brincadeira se desenvolve o aprendizado.
Percebi isso quando executava uma atividade com os alunos. Poderia ter chegado e dito: “Hoje a aula vai ser sobre isso e aquilo, vocês vão aprender sobre este e aquele outro...”, e encher eles de teoria, que, acredito não teria tido o mesmo efeito e o aproveitamento.
No desenrolar da brincadeira, as crianças foram percebendo que elas teriam que serem organizadas, teria que trabalhar em equipe e que teriam que ter disciplina.
As vezes as crianças todo este potencial, tem noção, mas talvez não saiba identificar literalmente o que seja tudo isto, e não é necessário despejar todos os conceitos científicos e teóricos sobre cada coisa, é com a vivência que eles aprendem e com orientações na hora certa.
Acredito que dar liberdade para a criança se expressar, ser espontânea, é a melhor forma de aprendizagem, as coisas fluem naturalmente.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está muito interessante o registro sobre "como poderias ter feito", mas ficaria mais rico se estivesse escrito de forma mais clara "como" tu fez a proposta. Além disto, quero deixar registrado que fiquei muito feliz que foram superadas as dificuldades tecnológicas e posso fazer os comentários aqui...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie