20 de maio de 2010

Valores

Ensinar não se restringe a repassar informações, consiste numa tarefa complexa. É auxliar a criança a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade.
É reconhecer-se como pessoa, que tem direito e deveres e reconhecer o mesmo no outro.
.
O exemplo disto são situações que ocorrem diariamente nas escolas, e também na turma do Pré-Escolar da Escola Eloy Brusch onde estou estagiando.
.
São desenvolvidos conceitos que enfocam atitudes e valores, diretos e deveres, através de histórias ilustradas, desenhos e outros materiais disponíveis.
.
As crianças identificam todas as "falhas e erros" dos personagens ou situações fazendo comentários pertinentes, mas afirmam que eles mesmos não fazem nada de errado.
.
No entanto, quando alguém pede alguma coisas emprestada a outro, rapidamente recebe a resposta: "- Minha mãe disse que não é pra emprestar nada do meu material. É meu. Foi meu pai que comprou."
.
Entre outras situações corriqueiras.
É muito dificil lidar com isso. Principalmente por que ja vêm doutrinados de casa.

Um comentário:

Roberta disse...

Rosana!!

Esse é o papel do professor: de mediador. Tanto no processo de aprendizagem quanto no de construção de personalidade de nossos alunos.

Abraços
Roberta