16 de maio de 2010

Estágio. Prática. Aprendizagem

"... nas condições de verdadeira aprendizagem,
os educandos vão se transformando em reais sujeitos
da construção e da reconstrução do saber ensinado,
ao lado do educador,
igualmente sujeito do processo."
Paulo Freire
Mais um semestre se inicía. Diferente em todos os aspectos.
Estágio. Aprendizado. Exercício. Prática. A conclusão do processo de minha jornada. Este é o momento em que todas as etapas de minha formação serão colocadas à prova e apresentarão a concretização das ações e as intenções da profissão a que este curso se propõe a legitimar.
Acredito que este momento será de grande importância para minha formação profissional, onde poderei partilhar e aplicar, por à prova, nas práticas minhas teorias e aprendizagens adquiridas ao lomgo deste curso.
Desse modo, é necessário colocar em evidência, o principal elemento desta formação: o aluno.
Há que se levar em conta todos os aspectos envolvidos, principalmente ser consciente que é um agente transformador, uma vez que a criança busca na escola, adquirir bases de uma formação de qualidade e ser um integrante ativo na sociedade.
"Não sou apenas objeto da História,
mas seu sujeito igualmente. No
mundo da História, da cultura,
da política, constato não para me
adaptar, mas para mudar."
Pedagogia da Indignação, 2000

Um comentário:

Rosângela disse...

Olá Rosana,

Estou preocupada contigo, pois estamos praticamente na metade do estágio e somente agora fizeste teu primeiro registro no blog. Sabes da importância dos registros; é por meio deles que vocês evidenciam o percurso que estão fazendo, as aprendizagens que estão construindo. Por isso, procure realizar postagens semanalmente no blog. Destaco ainda que se trata de postagens críticas, reflexivas que mostrem com consistência o olhar de vocês sobre a prática pedagógica.

Aguardo registros dessa tua experiência no estágio, certo?

Beijos, Rô Leffa