5 de maio de 2009

O dilema do Antropólogo Francês

Dilema é um problema que oferece duas soluções, sendo que nenhuma delas é aceitável

Acredito que a atitude do antropólogo é baseada em suas próprias análises, e ao se deparar com a cultura e as crenças daquele povo, optou por respeitá-los, no momento a função dele era somente de analisar, observar, pesquisar e estudar os nativos e sua cultura, modo como viviam.

Não era a função dele, naquele momento, interferir na harmonia e convivência dos nativos.
A necessidade que o antropólogo tinha de conquistar o povo, acredito que era somente para poder conhecer melhor seus costumes, crença, ter as informações mais precisas e sem deturpações, ou seja, para poder ter mais subsídios para sua pesquisa, mesmo usando as informações, as atitudes dos nativos e as observações feitas pelo próprio antropólogo, mas sem a interferência dos habitantes.

Como aparentemente, a intenção do antropólogo era passar despercebida pelos nativos, tanto quer ele não queria interferir no modo de vida deles, optou por mentir para não ter que mudar sua avaliação e julgamento, e também porque não tinha idéia do que aconteceria ao povo e de que forma reagiriam.

Ele se obrigou a tomar uma postura enfrente ao questionamento do nativo e mentiu, mas, eles tinham esta crença da pele branca e a resposta que o nativo queria ouvir do antropólogo era esta. Até porque, nem os próprios nativos saberiam, talvez como agisse se fossem desacreditados, eles não estavam preparados para isso.

Nenhum comentário: