5 de maio de 2009

Inclusão


“O desenvolvimento humano é o resultado dos processos de mediação do sujeito com seu contexto sociocultural.” VIGOTSKY
Entende-se por inclusão a garantia a todos, do acesso continuo ao espaço comum da vida em sociedade. Do ponto de vista burocrático, cabe ao corpo diretivo buscar orientação e suporte das associações de assistência e das autoridades médicas e educacionais sempre que a matrícula de um aluno com necessidades especiais é solicitada.
A construção desse modelo implica transformar a escola, construir e pôr em prática no ambiente escolar uma pedagogia que consiga ser comum a todos os alunos no que diz respeito ao currículo, à avaliação e, principalmente, as atitudes.

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
  • Garantia do direito de todos à educação;
  • Reconhecimento e valorização da diversidade;
  • Acesso e condições de permanência;

Continuidade de estudos no ensino regular.


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994)

  • Escolas regulares com orientação inclusiva
  • Meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias
  • Alunos com necessidades especiais – acesso à escola regular
  • As escolas devem acomodar todas as crianças (Brasil, 2006, p. 330)


    Artigo 5º da Resolução 02/2001 CNE (2001) - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. p. 2.


Alunos com necessidades educacionais especiais


I - Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
a) aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específicas;
b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências;

II – Dificuldades de Comunicação e Sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;

III - Altas habilidades/superdotação”



“A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído” Fernando Becker


Um comentário:

By Benites disse...

Rosana!

Como você está se preparando para esta inclusão?
A sua escola vem se preocupando com isso?
Quais são as tuas ações neste campo cada vez mais presente na realidade das escolas?
Pense nisto e faça uma postagem nova diante as estas questões no teu blog.
Ok.
Benites