7 de dezembro de 2008

“A educação como processo socializador,de Émile Durkheim

Com a leitura do texto “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora”, de Émile Durkheim, a minha reflexão é a seguinte.
- Segundo Durkheim o “ideal” tem por função suscitar na criançaum determinado número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros. Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A educação é o resultado de uma ação entre duas gerações – a adulta e a jovem. O adulto é representante e transmissor de conhecimentos, atitudes e valores, de modo que o jovem sendo o receptor aprende esses conhecimentos e valores, visando desenvolver a inteligência e métodos de raciocínio.
Os indivíduos quando educam agem em nome e por delegação da sociedade.
A educação age na formação do caráter do indivíduo e na integração do jovem na sociedade.
O indivíduo desejando melhorar a sociedade melhora a si mesmo, já a sociedade através da educação, tem por objeto engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.
A finalidade da educação é constituir esse ser social em cada um de nós.
A educação consiste numa socialização das novas gerações, determinando em cada um o ser individual e o coletivo.

Um comentário:

Delair disse...

Gostei do resumo!!!!!!