6 de abril de 2008

Seminário Integrador - Workshop


Relato/reflexão

No dia 07 de janeiro, passei por uma prova de fogo.
Durante todo o percurso, eu ficava me perguntando: - O que Eu aprendi este semestre?
Não conseguia pensar em nada. Só pensava que não tinha aprendido nada e que iria sobrar tempo dos 10 minutos que teria para fazer minha apresentação.
Respirei fundo e comecei a pensar no que eu tinha aprendido e fiz esta lista:

I- Práticas Pedagógicas:

→ a disciplina me mostrou um novo olhar;
→ reconhecimento entre o proposto e o colocado de fato em prática (PPP);
→ procurar outras maneiras que não o convencional;
→ os professores não estão interessados;
→ projeto pedagógico → documento da escola → intenções
↓ → propósitos
↓ → ações

→ participação da sociedade
→ PPP é uma proposta que dá certo
→ resistência dos professores → as ações interferem na construção
do cidadão


II- Tecnologias → mal necessário

III- Aprendizagens/Integração

→ argumentos/evidências → aprender a ter este olhar
→ questionar
→ meditar
Artes/Ludicidade/Música/Literatura → apresentação de músicas da
cidade
→ valorização das raízes

→ ócio – é o momento em que se produz e se obtém conhecimento
→ brincadeira → fim educacional e construtivo com orientação e
direção.


Talvez quem for ler isto, não faça sentido, parece alguma coisa isolada, mas quando comecei a falar, isto formou um todo que, traduziu toda minha aprendizagem.
Simplesmente a coisa foi fluindo e quando percebi, já tinha passado do tempo, depois analisando a avaliação feita pelos colegas, não imaginava que tinha aprendido tanto e que pude sintetizar isto. Me senti realizada e com a sensação do dever cumprido e que foi de muito proveito este ciclo.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Rosana,

Achei interessante trazeres o "esquema"que auxiliou a tua apresentação e expressar a consciência de que não fica claro para quem lê. É importante pensarmos na forma como nos expressamos por escrito, pois difere muito de uma explanação oral, onde o autor pode complementar com informações adicionais. Sugiro que penses nesta adequação em relação a futuras postagens. No momento deixarei uma pergunta: ainda estás vendo as tecnologias como um mal necessário?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie