21 de outubro de 2009

FORDISMO E TAYLORISMO


Realizando a leitura do texto de Santomé, este chama a atenção para as mudanças ocorridas a partir do século XX, referente à necessidade de introduzir as questões sociais e os problemas diários enfrentados na sala de aula. De acordo com as idéias de Taylor, os trabalhadores não podiam participar dos processos de decisão. Assim como no Fordismo, que demonstra uma filosofia que os interesses e as necessidades dos trabalhadores não tinha importância, somente o que eles produziam, trabalhando mecanicamente, sem compreender o todo, nem o sentido do que faziam.


Isto se refletiu na educação, onde os conteúdos que formaram o currículo escolar eram trabalhados de forma isolada, ignorando que o verdadeiro sentido da escola existir é o de preparar cidadãos para compreender, julgar e intervir na sua comunidade, de uma forma responsável, justa, solidária e democrática.


É evidente que a educação ao longo da história ainda se depara com problemas decorrentes das filosofias do Taylorismo e do Fordismo, pois os professores não recebem a devida valorização e nem seus alunos.

Um comentário:

Roberta disse...

Rosana!!

Falaste do taylorismo e do fordismo em tuas postagem e trouxeste isso para a educação, porém fiquei sentindo uma ligação mais concreta com a sala de aula.
Em que momento podemos notar esses dois modelos na escola??
Aguardo novas reflexões.

Abraços
Roberta