28 de maio de 2010

Desenvolvimento Moral

A capacidade que a criança tem utilizar os recursos pessoais disponíveis no momento, formar uma auto-imagem, através deste conhecimento desenvolver a criticidade, a auto-avaliação disposta a tranformar-se a si mesmo através de reflexões profundas, são elementos constitutivos e fundamentais na construção da identidade e da autonomia.
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Nesse sentido, a escola exerce uma função muito importante e significativa na formação moral da criança, preparando-o para a vida social, formando cidadãos cientes de seus atos, conscientes de seus deveres e direitos, ligada a particicpação efetiva dos pais no processo educacional. Concepções como "trabalho" e "familia", estruturam muitos dos valores que nos acompanham e configuram ao longo de nossas vidas.
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Para tanto, valores sociais devem ser cultivados a aprtir de reflexões e referências mais profundas.
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Para Piaget, a educação moral ou educação de valores não poderia jamais se dar na forma de im posição de valores, por melhor que estes fossem, nem deixada a livere escolha de cada um.
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Piaget (1996) argumernta que na moral os meios usados no ensino são tão fundamentais quanto os fins. Se quisermos educar para a autonomia, não é possível obtê-la por coação.
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Assim, a formação moral de alunos e/ou professores passa, obrigatoriamente, pelo exercício da construção de valores, regras e normas, pelos próprios entre si e nas situações em que sejam possíveis relações de trocas intensas, troca de necessidades, aspirações, pontos de vistas diversos, enfim, quanto maiores e mais diversas forem as possibilidades de trocas entre as pessoas, mais ampla poderá ser o exercício da reciprocidade.
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22 de maio de 2010

Planejamento

Planejar nem sempre quer dizer que será executado na íntegra.
Desde o início do estágio, é necessário rever e refazer o que foi planejado.
Percebo que para ter sucesso na execução das atividades propostas e que se evidencie a aprendizagem, é necessário que eu me ajuste a situações, seja flexivel e criativa.
Procuro desenvolver as atividades sempre fazendo relações com a realidade deles, de forma a facilitar o entendimento e incentivando a participação de todos.
Oportunamente, utilizo os momento das atividades livres e das brincadeiras para que sejam desenvolvidas atitudes de respeito, solidariedade, amizade, gentileza e cooperação nas relações com os outros, a vivência de novos sentimentos, valorizando o enriquecimento pessoal e cultural.
A criança precisa estar segura e estabilizada emocionalmente para participar da construção do conhecimento e da aprendizagem.

20 de maio de 2010

Valores

Ensinar não se restringe a repassar informações, consiste numa tarefa complexa. É auxliar a criança a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade.
É reconhecer-se como pessoa, que tem direito e deveres e reconhecer o mesmo no outro.
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O exemplo disto são situações que ocorrem diariamente nas escolas, e também na turma do Pré-Escolar da Escola Eloy Brusch onde estou estagiando.
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São desenvolvidos conceitos que enfocam atitudes e valores, diretos e deveres, através de histórias ilustradas, desenhos e outros materiais disponíveis.
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As crianças identificam todas as "falhas e erros" dos personagens ou situações fazendo comentários pertinentes, mas afirmam que eles mesmos não fazem nada de errado.
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No entanto, quando alguém pede alguma coisas emprestada a outro, rapidamente recebe a resposta: "- Minha mãe disse que não é pra emprestar nada do meu material. É meu. Foi meu pai que comprou."
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Entre outras situações corriqueiras.
É muito dificil lidar com isso. Principalmente por que ja vêm doutrinados de casa.

16 de maio de 2010

Estágio. Prática. Aprendizagem

"... nas condições de verdadeira aprendizagem,
os educandos vão se transformando em reais sujeitos
da construção e da reconstrução do saber ensinado,
ao lado do educador,
igualmente sujeito do processo."
Paulo Freire
Mais um semestre se inicía. Diferente em todos os aspectos.
Estágio. Aprendizado. Exercício. Prática. A conclusão do processo de minha jornada. Este é o momento em que todas as etapas de minha formação serão colocadas à prova e apresentarão a concretização das ações e as intenções da profissão a que este curso se propõe a legitimar.
Acredito que este momento será de grande importância para minha formação profissional, onde poderei partilhar e aplicar, por à prova, nas práticas minhas teorias e aprendizagens adquiridas ao lomgo deste curso.
Desse modo, é necessário colocar em evidência, o principal elemento desta formação: o aluno.
Há que se levar em conta todos os aspectos envolvidos, principalmente ser consciente que é um agente transformador, uma vez que a criança busca na escola, adquirir bases de uma formação de qualidade e ser um integrante ativo na sociedade.
"Não sou apenas objeto da História,
mas seu sujeito igualmente. No
mundo da História, da cultura,
da política, constato não para me
adaptar, mas para mudar."
Pedagogia da Indignação, 2000