22 de outubro de 2008

Marx e Mészáros


Mészáros reafirma a necessidade do socialismo no século XXI e Marx defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificado pelas grandes diferenças sociais. Para a construção de uma sociedade, digna, igualitária, democrática e capaz de se organizar, seria necessário uma revolução e conscientização na classe trabalhadora, a qual se daria através da educação, que é o reflexo da sociedade.
Marx e Mészáros, defendem que a Educação precisa ser concebida e realizada dentro das condições e necessidades de cada classe e que apenas a prática, práxis, é capaz de preparar o educador para exercer seu oficio .
Suas reivindicações são muito concretas como ensino obrigatório e gratuito para todas as crianças, a limitação do trabalho das crianças, adolescentes e mulheres. Karl Marx tinha como sua preocupação maior, o ensino e a educação da classe trabalhadora, tanto para o adulto como para a criança. .Em um de seus escritos Marx diz: \"É necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino; por outro, falta um sistema de ensino novo para poder modificar as condições sociais\".

21 de outubro de 2008

A aprendizagem na Vida Adulta

A vida adulta é interpretada muitas vezes como uma fase estável, apresentando características de maturidade. As teorias mais importantes sobre a vida adulta apresentam esta fase como sendo uma fase de transformações e transições, por ser marcadas de realizações e acontecimentos, na qual os indivíduos continuam desenvolvendo e fazendo escolhas importantes em suas vidas.
É fundamental que na relação aluno/professor, professor/aluno, haja o reconhecimento do outro como diferente, respeitando suas opiniões, padrões sócio-culturais e o modo como às relações são apresentadas nos dias de hoje.
No processo de aprendizagem é importante que todo adulto tenha consciência do que está aprendendo e para que esteja aprendendo e se esta aprendizagem irá favorecê-lo no futuro.
Os adultos ou jovens trazem consigo experiências de vida e para isto, é necessário reforçar os conhecimentos. Portanto, é preciso que respeite as suas experiências, a sua individualidade para aceitar novos conhecimentos.