30 de junho de 2008

Eu, Minha Família, Bairro, Município, Estado...?

É na perspectiva de resgatar o caráter analítico das Ciências Sóciais, recuperando-as enquanto ciências interpretativas, em uma abordagem inter e intradisciplinar que devemos inserir uma nova proposta de Estudos Sociais.

Para tanto, pretende-se ter professores e alunos como co-autores de um conhecimento que está sempre em construção. Os conteúdos e atividades propostas devem visar o desenvolvimento das potencialidades dos educandos, como a criatividade, a observação, a logicidade, a análise, a interpretação, a alteridade e a vontade de participação social, para que o conhecimento se reflita em uma cidadania participativa.

Ao entrar na escola, o aluno já traz um saber decorrente de sua observação e de sua vivencia cultural. Os signos partilhados por sua cultura, não precisam apenas serem ensinados como uma instituição como a escola, mas precisam ser decodificados, afim de que essa mesma escola torne-se um local privilegiado para a reflexão, colocando a reconstrução permanente do mundo social nas mãos de todos os indivíduos. O resultado deste processo deve ser a formação de cidadãos que não encarem a realidade que vivem como se fosse obvia e pronto, mas como fruto das opções dos homens em sociedade, tanto no passado como no presente.

Considerando os conteúdos EU, MINHA FAMÍLIA, BAIRRO, MUNICÍPIO, ESTADO, e outros, serem efetivamente utilizados pelas crianças, mais serão interessantes e significativos.

O papel do professor não é o de simples transmissor de conhecimento, mas o de “facilitador”, para que este conhecimento seja construído e reinventado por alunos e professores, visando sua autonomia intelectual e moral.

O que se pretende é que o aluno desenvolva um constante olhar indagador ante a realidade, não aceitando como pronta e buscando sempre explicações e informações que o auxiliem na construção de novos conhecimentos. Lembrando sempre que não é apenas o conteúdo a ser estudado, mas, principalmente, a abordagem empregada que dará o diferencial entre uma série e outra.

Visto que Estudos Sociais enfocam homem-cultura-tempo-espaço, percebemos claramente a natureza abrangente de seu conteúdo, em que elementos oriundos da integração disciplinar se harmonizam formando um todo agradável.

Acredito que ensinar/estudar Estudos Sociais seja muito mais que conhecer a simples seqüência dos fatos.