8 de janeiro de 2008

Ludicidade e Teatro

Através do teatro e do lúdico, são desenvolvidos conhecimentos de atenção, observação, coordenação motora, postura, a se relacionar socialmente, enfim, uma infinidade de aprendizagens, só que de uma forma mais livre, sem pressões.
Esta interdisciplina me mostrou que a partir de uma brincadeira se desenvolve o aprendizado.
Percebi isso quando executava uma atividade com os alunos. Poderia ter chegado e dito: “Hoje a aula vai ser sobre isso e aquilo, vocês vão aprender sobre este e aquele outro...”, e encher eles de teoria, que, acredito não teria tido o mesmo efeito e o aproveitamento.
No desenrolar da brincadeira, as crianças foram percebendo que elas teriam que serem organizadas, teria que trabalhar em equipe e que teriam que ter disciplina.
As vezes as crianças todo este potencial, tem noção, mas talvez não saiba identificar literalmente o que seja tudo isto, e não é necessário despejar todos os conceitos científicos e teóricos sobre cada coisa, é com a vivência que eles aprendem e com orientações na hora certa.
Acredito que dar liberdade para a criança se expressar, ser espontânea, é a melhor forma de aprendizagem, as coisas fluem naturalmente.

Música e Literatura

Esta interdisciplina me mostrou que muitas vezes ouvimos músicas mas não nos detemos às letras, que conforme varia nosso humor, também varia o estilo de música que procuramos para ouvir.
Assim também acontece com a literatura, depende do nosso estado de espírito.
Não me lembro de quando era criança e estava estudando, de ouvir alguém contar histórias, cantarmos, fazer alguma apresentação que fosse. E por conta disso, nunca gostei muito de fazer teatro, participar de algum grupo para fazer alguma apresentação, essas coisas que sempre tem nas escolas ou na própria comunidade.
Mas percebi que com a devida orientação, boa vontade e esforço, paciência, é possível desenvolver o artista que cada um trás dentro de si, contar histórias, participar de grupos como aconteceu nestas duas interdisciplinas, quando tivemos que fazer uma contação de histórias.
Parecia que voltamos a ser criança, teve até gente que se emburrou por não poder assistir a todas as contações. Mas foi muito bom.
A gente perde o medo, entra na história e sonha, viaja, e isso é importante para a criança se desenvolver, pois a criança é o sonhador perfeito.

3 de janeiro de 2008

Arte Visuais

Que material interessante! Principalmente a visita a Bienal, Cais do Porto, MARGS e Santander Cultural.
A visita ao MARGS foi muito boa, principalmente pela oportunidade de observar e aprender o que o artista pretendia ao concluir a obra e seu significado.
E admito, fiquei com um pouquinho de inveja das mediadoras, por estarem muito bem informadas sobre cada artista, tive que perguntar quanto tempo ele levou para aprender tudo o que estava nos informando. Admiro que perguntar quanto tempo ele levou para aprender tudo o que estava nos informando. sobre cada artistabalhar em equipe equem sabe o que esta falando, quem tem conhecimento dos fatos.
Mas esta interdisciplina me fez ter outro “olhar” sobre obras, sobre a arte.
Temos que desenvolver nas crianças o gosto pela arte, ensinar a admirar o “belo”, fazer releituras, explorar a capacidade que cada um tem de imaginar, criar, ousar.